The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience
Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)
21
|
210
As operações censitárias1 normalmente iniciam suas atividades com a delimitação das áreas censitárias2 ou setores censitários3 dentro de cada unidade administrativa. Estes setores são constituídos por um ou mais quarteirões4, que podem ser definidos por grupos de edifícios, limitados por ruas e avenidas em zonas urbanas e zonas rurais, sendo estas possíveis de serem limitadas por obstáculos naturais ou estradas e ferrovias. Em algumas cidades grandes de alguns países, os setores podem ser subdivididos em áreas estatísticas denominadas subsetores censitários5.
211
As estatísticas vitais1 ou eventos vitais1 normalmente compreendem nascimentos, óbitos, óbitos fetais, casamentos, adoções, divórcios, em resumo, todos os eventos relacionados com a entrada ou saída do indivíduo em termos do seu estado civil2. Os registros desses eventos são geralmente denominados registro civil 3. Por razões legais, as estatísticas vitais, em muitos países, têm sido objeto dos registros civis4. Os registros de nascimento5, registros de casamento7 e registros de óbito9 utilizam formulários específicos, sendo os mais comuns as certidões de nascimento6 ou declarações de nascimento6, as certidões de casamento8 e as certidões de óbito10 ou declarações de óbito10. O órgão responsável por manter estes registros são os cartórios11. O sistema de registro civil suscedeu os registros paroquiais (214-1) mantidos pela igreja. O registro era originalmente um livro no qual uma ou diversas linhas eram designadas a cada evento. Hoje os registros individuais assumem a característica de um certificado ou declaração. Existem documentos específicos para cada tipo de evento vital.
212
As estatísticas vitais1 são obtidas pelo processamento dos registros civis ou dos boletins do registro civil2 estabelecidos no momento do registro. As tabulações por local de residência 3 da mãe ou do descendente são consideradas, para fins demográficos, mais úteis do que as tabulações que consideram o local de ocorrência.
- 3. Em muitos países, o momento de registro de um nascimento pode ser consideravelmente distinto do momento de ocorrência.
213
Os registros mencionados no parágrafo anterior (cf. 211-4) são diferentes dos registros de população1 daqueles países que possuem um sistema de registro contínuo2. Nestes casos, cada membro da população ou de cada família pode ser representado por um cartão e o registro é mantido4 ou atualizado4 por meio da informação que é dada pelos escritórios de registro e por intermédio do registro de qualquer mudança de residência5 (cf. 310-6). Ele é normalmente combinado6 com os resultados do censo e é verificado em intervalos regulares segundo operações de controle7 específicos.
- 3. Um arquivo de cartões é uma coleção de cartões. Em geral, um arquivo é uma coleção de registros combinados em uma determinada ordem.
214
A demografia histórica (102-1) usualmente utiliza documentos que precedem ou são anteriores ao desenvolvimento dos registros civis (211-4) e das listas nominais (207-3) dos censos demográficos. Os registros paroquiais1 contêm informações religiosas equivalentes aos eventos vitais, tais como batismo2, casamentos religiosos (503-2) e enterros3. No caso das crianças de chrisoms5, crianças que são batizadas em casa antes de um batismo formal na igreja, apenas o registro de enterro é disponível. As listas nominais contêm informações sobre uma parcela da população ou, mais raramente, do total da população. Eles incluem o status animarum7 que são listas nominais de todos os párocos, a lista de comunicantes8 e as listas de confirmação9, assim como os documentos administrativos e fiscais, tais como as listas de taxas de fogos10, arrolamento de taxas11 e as listas de conscrição militar11.
215
Os dados são extraídos dos registros paroquiais com a ajuda de diversos tipos de formulários1. Eles incluem os formulários de batismo2, formulários de casamento3 e formulários de enterro4. Os nomes dos sujeitos do registro5 (isto é, as pessoas que estão sendo batizadas, enterradas ou que estão se casando) são escritas nestes formulários juntamente com as informações relativas aos pais e outras pessoas, tais como o padrinho6, a madrinha7 e as testemunhas8. Outros formulários de transcrição11 também são utilizados para resumir a extração de dados, com ou sem os nomes dos sujeitos. A reconstituição de famílias (638-3) faz uso dos formulários de reconstituição de família (638-2). A genealogia12, ao reconstituir a descendência de um indivíduo ou família fornece, de certa forma, uma valiosa informação acerca das características demográficas dos grupos antecedentes.
|