The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Vistos de entrada

De Demopædia
(Redirecionado de Permissão de entrada)
Ir para: navegação, pesquisa
Vistos de entrada  


Estatísticas migratórias1 ou estatísticas de migração1 são compiladas para revelar o volume de migração, a direção dos movimentos migratórios e as características dos migrantes. A exatidão com a qual cada um desses aspectos é apurado depende do método de compilação, uma vez a maioria das estatísticas migratórias consiste de aproximações e estimativas e não de medidas precisas. A medida direta de migração(2) requer um sistema de registro dos deslocamentos na medida em que eles ocorrem. As estatísticas de migração mais completas são desenvolvidas por registros populacionais nos quais todas as mudanças de residência são registradas. Elas permitem medidas de migração interna e internacional, mas são mais satisfatórias para as primeiras do que para as últimas. Em países onde esses registros de população não existem, um determinado número de sistemas de registros administrativos que não cobrem a totalidade da população pode ser utilizado para fins específicos. Portanto, dados de registro eleitoral3, registros de seguridade social4 ou registro de pagamento de impostos5 podem produzir informações sobre migração interna. No caso de migração para o exterior, as estatísticas podem ser baseadas nas listas de passageiros6 ou registro de passageiros6 de navios e aeronaves. A contagem de pessoas que cruzam fronteiras políticas produz dados muito grosseiros; o mais importante é que em áreas com muito tráfego de fronteira (803-2*) deve-se tomar cuidado especial para distinguir migrantes de viajantes7, que não mudam seu local de residência, e pessoas em trânsito (801-11). O número de vistos de entrada8 ou permissão de entrada8 expedidos e o número de permissão de residência9 ou permissão de trabalho10 concedidos podem também ser utilizados como um indicador da migração internacional.

  • 7. Viajante, n. — viajar, v. — viagem, n.: o processo de viajar.
  • 8. Em determinados países os residentes que desejam viajar para o exterior necessitam obter permissão de saída ou visto de saída, cujo registro pode servir como uma fonte de informação sobre movimentos migratórios.


More...