The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Migração espontânea

De Demopædia
(Redirecionado de Migração livre)
Ir para: navegação, pesquisa
Migração espontânea  


Migração espontânea1, migração voluntária1 ou migração livre1 é o resultado da iniciativa e livre escolha dos migrantes. Na ausência de ações combinadas, o movimento é tido como uma migração individual2. Quando uma família inteira se desloca junta, o termo migração familiar3 é algumas vezes utilizado. Migração induzida4 ou migração auxiliar4 é induzida pelo movimento de outros, como quando os filhos seguem o chefe ou pessoa de referência da família. O movimento de trabalhadores ou de membros da força de trabalho em resposta a oportunidades de emprego é denominado migração laboral5. Deslocamentos resultantes de casamento ou quando os indivíduos se aposentam são algumas vezes denominados migração matrimonial6 ou migração de aposentados7.

  • 4. Embora os termos sejam algumas vezes utilizados em um sentido diferente (cf. 804-4*), um migrante primário é a pessoa que toma a decisão de migrar, ao passo que um migrante secundário é um indivíduo, tal como uma criança, cuja migração é o resultado da decisão de outra pessoa. A migração em cadeia refere-se a um padrão de migração para locais de destino específicos, onde o migrante potencial tem um parente (114-3) ou amigo que estabeleceu residência e está disposto a fornecer informação e apoio.


More...