The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Migração em série

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Migração em série  


Quando um indivíduo migra várias vezes durante um determinado período, seu deslocamento pode ser distinto, de acordo com a ordem da migração1. O tempo de residência2 ou duração da permanência2 refere-se tanto ao intervalo entre a chegada no local e a saída subseqüente para outro destino, quanto ao intervalo desde o deslocamento mais recente. Migração de retorno3 envolve movimento de volta para a área inicial ou para o local de residência anterior. Migração repetida4 ou migração crônica4 refere-se à tendência de migrar várias vezes em um intervalo de tempo relativamente curto. Migração rural-urbana5 algumas vezes toma a forma de uma migração em série6 ou migração por etapa6, uma vez que os migrantes tendem a se deslocarem para uma cidade grande como um local de destino final, por meio de uma série de migrações curtas ou intermediárias para cidades ou áreas sucessivamente de maior tamanho.

  • 3. Indivíduos envolvidos em migração de retorno são denominados migrantes retornados.
  • 4. Quando a migração repetida envolve deslocamentos para novas áreas, alguns autores falam em migração secundária e de migrantes secundários, em contraste com migração primária, que envolve migrantes de primeira ordem ou migrantes primários. Isto é uma fonte de confundimento, uma vez que esses termos usualmente assumem o sentido de (806-4).


More...