The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Ótimo econômico

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Ótimo econômico  


Considerações acerca das relações entre tamanho populacional e recursos levam aos conceitos de superpopulação1 e subpopulação2. Estes termos são definidos apenas para um determinado nível de desenvolvimento3. Quando não há vantagem em se ter uma população maior ou menor, diz-se que se tem um ótimo de população4, algumas vezes denominado simplesmente de ótimo4. As vantagens obtidas podem ser de caráter econômico e, neste caso, ele é um ótimo econômico5. A discussão sobre ótimo econômico geralmente se reverte em termos de bem-estar econômico, mas, como isto é difícil de se verificar empiricamente, o termo é algumas vezes substituído por nível de vida6 ou padrão de vida6. Isto é aproximadamente o mesmo que renda nacional real per capita7, ou seja, o volume total de bens e serviços produzidos em um determinado período (ou seu equivalente em renda monetária ajustada pela variação no poder de compra) dividido pela população total durante o período.

  • 1. Superpopulação, n. – super-habitada, adj.
  • 2. subpopulação, n. – sub-habitada,, adj.
  • 5. Alguns autores têm utilizado o conceito de ótimo de poder e ótimo social, assim como de ótimo econômico.
  • 6. A expressão “padrão de vida” é limitada por alguns economistas para significar uma meta aceitável ou conjunto de necessidades reconhecidas, em contraste com o nível de vida realmente obtido. Outros utilizam esses termos como sinônimos.
  • 7. Outras medidas, tal como o produto nacional bruto per capita, também são utilizadas. “Per capita”, embora gramaticalmente incorreto, é um termo utilizado para substituir a expressão “por cabeça”.


More...