The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Tábua de fecundidade

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Tábua de fecundidade  {{{CompleteIndexTerm}}}


Taxas específicas de fecundidade por ordem1 relacionam nascimentos de determinada ordem (611-1) com o número de mulheres, de casamentos, ou de nascimentos da ordem precedente. Taxas específicas de fecundidade por parturição2 ou taxas de específicas de natalidade por parturição2 calculam-se dividindo o número de nascimentos de uma determinada ordem n pelo número de mulheres que podem dar à luz um filho de ordem n (parturição n-1). Tais taxas específicas calculam-se, normalmente, por idade ou por duração. Nas probabilidades específicas de fecundidade por parturição3, o numerador é o número de nascimentos de ordem n + 1 que acontece durante um período, e o denominador é o número de mulheres de parturição n no começo do mesmo período. A taxa de parturição progressiva é a relação entre o número de mulheres de parturição n de uma população de fecundidade completa e o número de mulheres de parturição n - 1 da mesma população.

  • 1. Se os nascimentos de segunda ordem (ou ordem 2)estão classificados por ano de ocorrência do nascimento anterior, calcula-se um índice denominado nascimentos reduzidos de ordem N, resultante do quociente entre os nascimentos de ordem n ocorridos no ano t que foram precedidos por um nascimento de ordem n-1 no ano t-x e os nascimentos de ordem n-1 ocorridos em t-x.
  • 4. Também denominada coeficiente ou razão de parturição progressiva.(637-7)


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}