The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Pesquisas amostrais

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Pesquisas amostrais  


Os Censos Demográficos1 são realizados para se obter informações sobre o estado da população (201-8) em um dado momento. Em geral, todos os habitantes de um país são contados simultaneamente; neste caso, o censo é denominado recenseamento geral2. Entretanto, pode ocorrer de apenas uma parte da população ser contada, por exemplo os habitantes de uma determinada área; neste caso o censo é denominado recenseamento parcial3. O termo "Censo", entretanto, tem como significado a tentativa de realizar uma enumeração de cada membro da população para se obter uma cobertura completa4 da população. Um micro censo5 é limitado à uma amostra da população, normalmente maior, e pertence à categoria de pesquisas amostrais6. Os censos ou surveys são muitas vezes precedidos por pré-testes7 ou pesquisas piloto7. O levantamento pós-enumerado9 ou pesquisa de avaliação9 é realizado após o censo para verificação da sua precisão e de sua completa enumeração.

  • 1. Censo, s.m. - censitário, adj. O período intercensitário é o período de tempo entre dois censos sucessivos.
    Os censos modernos correspondem ao que costumava ser denominado levantamento da população. Eram contagens de população que incluíam estimativas pouco precisas como a contagem de batismos (214-2) registrados em um período de anos, ou de fogos (110-3) ou ainda paróquias (214-1).


More...