Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Viável

Da Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Viável  


Diz-se que um feto é não-viável 2 durante a primeira fase da gravidez. O feto é viável 1 quando se torna capaz de sobreviver independentemente fora do corpo da mãe; a viabilidade acontece, geralmente, quando o período de gestação 3 ou duração da gravidez 3 excede 28 semanas. Se a expulsão do feto (vivo ou morto) ocorre após este período configura-se o parto 4; a expulsão, antes deste período, associada a uma morte fetal é chamada aborto 5 (cf. § 604). O período de cerca de seis semanas depois do parto -durante o qual o útero recupera, normalmente, seu tamanho normal e a probabilidade de concepção é baixa- é denominado puerpério 6.

  • 1. Viável, adj. - viabilidade, n.
  • 2. 3. O período mínimo que determina a viabilidade varia entre 20 e 28 semanas, mas a Organização Mundial da Saúde estabelece como padrão um período de 28 semanas. A duração da gravidez é medida, geralmente desde o início da última menstruação. Esta é a medida da duração convencional de gravidez, em contraposição à verdadeira duração da gravidez, que se mede desde o momento da concepção.
  • 4. O processo de expulsão do feto, propriamente, é conhecido como dar à luz ou parir que é a culminação do trabalho de parto. Adicionalmente, o trabalho de parto inclui expulsão ou extração da placenta ou resíduos placentários.
  • 5. Aborto, n. - abortar, v.t. ou v.i. - abortivo, adj. usado como n.: capaz de induzir aborto. - aborteiro, n.: pessoa que executa abortos. No idioma cotidiano, o termo aborto freqüentemente leva o significado de aborto induzido (604-2), em contraposição a aborto espontâneo (604-1).
  • 6. Puerpério, n. - puerperal, adj. (cf. 424-4).


More...



United nations
Departement of Economic and Social Affairs
Population Division

United Nations Logo


International Union
for the Scientific Study
of Population

IUSSP logo
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Ferramentas
Noutras línguas