The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Corrente migratória líquida

De Demopædia
(Redirecionado de Troca líquida)
Ir para: navegação, pesquisa
Corrente migratória líquida  


A contribuição da migração (801-3) para o crescimento populacional (701-1) é devida ao saldo migratório2 ou migração líquida2, isto é, à diferença entre o número de entradas3 e o número de saídas4. O saldo migratório pode ter um sinal negativo ou positivo; há imigração líquida5 quando as entradas excedem as saídas, caso contrário, há emigração líquida6. A soma de entradas e saídas em um país pode ser utilizada para medir o volume de migração7. Um conceito similar, aplicado a sub-áreas de um país, é o saldo migratório8 ou estoque8 de migração. A corrente migratória líquida9 ou troca líquida9 de migração entre duas áreas é definida como a diferença entre as correntes e as contra-correntes migratórias, ao passo que a corrente migratória total10 é a soma de correntes e contra-correntes migratórias.

  • 2. Pode também ser denominada balanço migratório Termos tal como migrante líquido devem ser evitados e substituídos por frases tal como o número líquido de migrantes.


More...