The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Taxa de mortalidade infantil

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Taxa de mortalidade infantil  {{{CompleteIndexTerm}}}


A expressão mortalidade fetal1 é utilizada para os óbitos ocorridos antes da completa expulsão ou extração do produto da concepção (602-6) do corpo da mãe, independentemente da duração da gestação (603-3). Os termos mortalidade intra-uterina1 ou mortalidade in utero1 também podem ser utilizados. Os óbitos correspondentes são denominados óbitos fetais2 ou óbitos intra-uterinos2. A mortalidade fetal precoce3 ocorre antes da vigésima semana de gestação, ao passo que a mortalidade fetal intermediária4 ocorre entre a vigésima e a vigésima oitava semana de gestação. Quando o óbito ocorre após a vigésima oitava semana tem-se a mortalidade fetal tardia5 e o produto é denominado óbito fetal tardio5 ou, mais frequentemente, natimorto5. A mortlidade perinatal6 inclui a mortalidade fetal tardia e a parcela da mortalidade infantil que pode incluir tanto os óbitos neonatais precoces como todos os óbitos neonatais.

  • 2. Também denominados perdas fetais. Este termo inclui os abortos (603-5), aborto espontâneo (604-1) e natimortos.
  • 3. Os óbitos fetais precoces são também conhecidos como abortos espontâneos.
  • 5. Natimorto, n. , adj. Em certos países, por exemplo a França, crianças que nascem vivas mas morrem antes de serem registradas podem ser legalmente incluídas entre os natimortos e são denominadas falsos natimortos.
  • 6. Os óbitos correspondentes são denominados óbitos perinatais.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}