The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Taxa de divórcio

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Taxa de divórcio  


Uma taxa de divórcio1 pode ser calculada de diferentes maneiras. A taxa bruta de divórcio2 fornece a razão entre o número de divórcios e a população média em um dado período. A razão de divórcios pelo número de casais casados é algumas vezes calculada e pode ser denominada taxa de divórcio para pessoas casadas3. Se o divórcio for tabulado pela idade da pessoa que se divorcia ou pela duração do casamento, pode-se calcular as taxas de divórcio específicas por idade4 e as taxas de divórcio específicas por duração5. Outro indicador de freqüência de divórcios pode ser obtido pelo cálculo do número de divórcios por novo casamento6.

  • 6. Essa é uma medida de período que relaciona os divórcios em um ano, tanto os casamentos daquele ano como a média ponderada dos divórcios de vários anos. Em uma análise de coorte é possível relacionar divórcios de anos sucessivos à coorte de casamentos inicial para calcular a proporção acumulada de divórcios.


More...