The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Multípara

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Multípara  


Nascimentos também são classificados por ordem de nascimento1, por exemplo, primeiros nascimentos, segundos nascimentos, etc. A ordem de nascimento é normalmente determinada considerando todos os nascimentos prévios da mãe2; algumas vezes se consideram, somente, os nascimentos do casamento atual3. A ordem de nascimento refere-se, geralmente, a nascimentos vivos. Ocasionalmente são consideradas, também, mortes fetais tardias. O número de partos2 pode ser classificado segundo ordem de parto 4 é feita da mesma maneira que para nascimentos, contando todas as gravidezes com duração de, pelo menos, 28 semanas, e considerando nascimentos múltiplos como um parto, apenas (cf. 603-4). Semelhantemente a classificação por ordem de gravidez5 é feita contando todas as gravidezes conhecidas. Na linguagem médica, uma mulher que nunca esteve grávida e denominada nuligrávida6; os termos primigrávida7 e multigrávida8, respectivamente são usados para a mulher grávida pela primeira vez e que esteve grávida antes. Mulheres também são classificadas por parturição9, normalmente com base ao número de filhos nascidos vivos. Embora na literatura biológica o termo refira-se ao número de partos, diz-se que uma mulher que não teve parto nenhum é nulípara10. Semelhantemente, uma mulher é denominada primípara11 no seu primeiro parto e multípara12 nos partos subseqüentes.

  • 1. Nascimentos de ordem alto são nascimentos que acontecem depois da última ordem especificada, por exemplo, nascimentos de ordem quinto e mais altos.
  • 9. Uma mulher que não deu à luz nenhum nascido vivo é chamada uma mulher de parturição zero, uma mulher de parturição um è aquela que deu à luz unicamente um nascido vivo, e assim sucessivamente.



More...