The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

MEIA IRMÃ

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
MEIA IRMà 


O conjunto formado pelo pai, a mãe e os filhos recebe, algumas vezes, a denominação de família biológica1 ou família nuclear1. Os filhos dos mesmos pais são irmãos2 e irmãs3, conforme o sexo. Irmãos que têm em comum apenas o mesmo pai ou a mesma mãe podem ser distinguidos como meio irmãos5 ou meia irmãs6. Famílias estendidas7 são unidades familiares maiores, geralmente compostas por combinações de famílias nucleares.

  • 1. Os termos família simples e família elementar são sinônimos para os termos família biológica ou nuclear. Em sentido restrito, particularmente em análises de fecundidade, o temos família biológica deve se referir aos pais e seus filhos, excluindo seus filhos adotados.
  • 7. Os temos família composta e família convivente são sinônimos para o termo família estendida. Em sentido mais amplo, a família estendida pode se referir a todos os membros de um grupo de parentesco.


More...