The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Intervalo entre o casamento e o primeiro nascimento

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Intervalo entre o casamento e o primeiro nascimento  


Estudos de alocação no tempo dos nascimentos1 tem a ver com intervalos de nascimento2. Estes incluem o intervalo entre o casamento e o primeiro nascimento3 ou intervalo protogenésico3 e intervalos entre nascimentos sucessivos4 ou intervalos intergenésicos 4. O intervalo entre um nascimento e uma data fixa, como, por exemplo, a do censo (202-1*) ou pesquisa/inquérito (203-4), denomina-se intervalo aberto de nascimento5; intervalos que começam antes e/ou terminam depois daquela data denominam-se intervalos censurados6. O intervalo entre o casamento e o enésimo nascimento7 também é usado no estudo da alocação e medição do espaçamento de nascimentos.

  • 1. O espaçamento dos nascimentos, embora usado no sentido de alocação no tempo dos nascimentos, freqüentemente, é usado para se referir aos esforços deliberados dos casais para adiar um nascimento.
  • 3. Também denominado primeiro intervalo de nascimento. O segundo intervalo de nascimento é o que ocorre entre o primeiro e o segundo nascimento e assim sucessivamente.
  • 4. O intervalo entre dois nascimentos sucessivos registrados denomina-se intervalo fechado de nascimento.



More...