The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Hormonais

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Hormonais  {{{CompleteIndexTerm}}}


Um programa de planejamento familiar1 busca introduzir e difundir o uso de métodos contraceptivos num grupo de usuários potenciais2 ou numa população alvo2. Equipes de promotores3, incluindo recrutadores3, motivadores3 e distribuidores3, objetivam alcançar e convencer a população a aderir ao programa. O sucesso do programa pode ser medido pela proporção de novos usuários4, proporção de participação4 ou taxa de aceitação4 na população alvo; para usuários de contracepção, a taxa de continuação5 ou taxa de permanência5 depois de um certo tempo e seu complemento, a taxa de abandono 6 ou taxa de desistência6 também são calculadas. Estimativas dos números e proporções de nascimentos evitados7 refletem a eficácia demográfica (625-4*) do programa. A prevalência contraceptiva em uma população se mede pela proporção de usuários atuais8 de contracepção ou proporção de usuários de planejamento familiar8 para um universo pertinente, como, por exemplo, mulheres casadas em idade reprodutiva.

  • 8. Pesquisas especiais de conhecimento, atitudes e práticas de contracepção -que permitem calcular proporções de usuários(as)- são conhecidas, abreviadamente, como pesquisas KAP, proveniente da nomenclatura em inglês.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}