Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Grau de parentesco

Da Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Grau de parentesco  


As pessoas relacionadas entre si por uma descendência 1 comum, através do mesmo ascendente 2 ou ancestral 2, são parentes consangüíneos 3 ou parentes genéticos 3. Os termos parentes 3 ou em sentido coletivo grupo de parentesco 3 também podem ser utilizados. O grau de parentesco 4 é, em geral, determinado com base no número de vínculos necessários para alcançar um ascendente comum. Entretanto, existem vários métodos para se atingir essas medidas. A relação fundamental para se verificar cada um dos vínculos é a relação de filiação 5 (cf. 112-6* e 112-7*) de uma criança com seus pais, que é a relação recíproca de paternidade 6 (112-2*) ou maternidade 6; isto é, a relação de um casal ou um pai ou uma mãe e sua prole 7 ou progênie 7. As relações consangüíneas devem ser diferenciadas do parentesco por casamento 8, ou seja, as relações de parentesco relacionadas ao grupo de parentesco do cônjuge.

  • 1. descendente, s.m.: pessoa que descende de outra.
  • 2. ascendente, s.m. — ancestral, s.m.: pessoa de quem se descende.
  • 3. parente, s.m. e adj. — parentesco, s.m., qualidade de parente. O termo parente abrange, na linguagem comum, tanto os parentes em linha reta, como os colaterais e afins.
  • 7. progênie, s.f. — palavra empregada também para designar os descendentes de um ascendente comum.
  • 8. Em certos países, refere-se aos parentes consangüíneos do cônjuge, a expressão “legal” ou “em lei” (tradução livre de in-law).


More...



United nations
Departement of Economic and Social Affairs
Population Division

United Nations Logo


International Union
for the Scientific Study
of Population

IUSSP logo
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Ferramentas
Noutras línguas