The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Função de sobrevivência

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Função de sobrevivência  {{{CompleteIndexTerm}}}


As probabilidades de morte1 são utilizadas para o estudo detalhado da mortalidade em um período ou coorte. Ela é a probabilidade de que um indivíduo em uma idade exata x morra após a idade exata x + n, sendo representada pelo símbolo nqx . Quando n = 1, tem-se a probabilidade de morte anual2; se n = 5, a probabilidade de mortes qüinqüenais3. A taxa de mortalidade instantânea4 é derivada da função na qual os valores de n na relação nqx tendem a zero. O complemento da probabilidade de morrer de uma idade exata x até uma idade exata x + n é a probabilidade de sobrevivência6 neste intervalo. Na preparação de projeções populacionais, são utilizadas as relações de sobrevivência7, que representam a probabilidade de os indivíduos de uma mesma coorte de nascimentos ou grupo de coortes permanecerem vivos n anos depois.

  • 1. A probabilidade de morte entre a idade x e x + n é definida como a razão entre os óbitos entre as idades x e x + n e o número de sobreviventes na idade exata x. Não se deve confundi-la com a taxa central de mortalidade, que é a razão entre os óbitos entre as idades x e x + n e a população média sobrevivente naquela idade. A taxa central de mortalidade é expressa por nmx .
  • 6. A probabilidade de sobrevivência de uma idade x até a idade x + n é expressa por npx.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}