The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Fecundação

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Fecundação  


Concepção1 é o resultado da fecundação2 de um óvulo3 por um espermatozóide4 ou célula esperma4 e marca o começo da gravidez5 ou gestação5 por parte da mulher fecundada. Nos dois primeiros meses, esse produto da concepção6 é considerado ovo6; no terceiro mês é um embrião7 e do quarto mês em diante constitui um feto7. O momento em que o embrião se torna um feto não tem sido determinado com precisão; alguns cientistas o situam ao término de 12 semanas ou três meses de vida intra-uterina, embora fases sucessivas de desenvolvimento depois da oitava semana são freqüentemente denominadas fetais. A nidação 8 refere-se à implantação do ovo na parede do útero9 ou matriz9.

  • 1. Concepção, n. - conceber, v.
  • 2. Fecundação, n. - fecundar, v.
    Fertilização artificial: fertilização obtida por inseminação artificial, i.e. por um processo diferente do coito (627-2).
  • 3. Um óvulo fecundado é chamado ovo ou zigoto.
  • 5. Gravidez, n. - grávida, adj.: grávida. Alguns cientistas consideram que a gravidez começa somente com a nidação (602-8) do ovo.
  • 7. Embrião, n. - embrionário, adj. - embriologia, n.: a ciência que lida com o desenvolvimento do embrião.
    Feto, n. - fetal, adj. (cf. 411-).
  • 9. Útero, n. - uterino, adj.


More...