The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

FECUNDIDADE no casamento

De Demopædia
(Redirecionado de FECUNDIDADE matrimonial)
Ir para: navegação, pesquisa
FECUNDIDADE no casamento  


O termo taxa de fecundidade1 é, freqüentemente, usado quando a fração do denominador da taxa de natalidade se restringe a um grupo de indivíduos do mesmo sexo nas idades reprodutivas (620-1). Este denominador geralmente é a população no meio do ano no período declarado, mas também pode ser o número de anos vividos pelo grupo durante o período, ou o tamanho médio do grupo. A menos que se explicite o contrário, trata-se de taxas de fecundidade feminina2, e as taxas são calculadas para grupos de mulheres; o número de anos vivido por um determinado número de mulheres num intervalo de tempo é chamado o número de anos-mulher3. A taxa de fecundidade masculina4 calcula-se de forma similar. As taxas de fecundidade se expressam, geralmente, por mil nascimentos (subentendendo-se: indivíduos da mesma categoria - sexo, idade, estado marital, etc. - cf. 133-4*). Taxa de fecundidade marital5 ou taxa de fecundidade legítima5 relaciona o número total de nascimentos legítimos (610-3) com o número de mulheres atualmente casadas; Taxa de fecundidade não-marital6 ou taxa de fecundidade ilegítima6 relaciona o número total de nascimentos ilegítimos (610-4) com o número de mulheres solteiras, viúvas, separadas e divorciadas. A taxa de fecundidade geral7 (TFG) não diferencia a legitimidade (610-1) dos nascimentos ou o estado marital dos pais. A TFG relaciona o número total de nascimentos com todas as mulheres de idade reprodutiva independentemente do estado marital. Taxas baseadas num intervalo etário menor (normalmente um ano ou faixas etárias de cinco anos) denominam-se taxas específicas de fecundidade por idade8 ou, menos freqüentemente, taxas específicas de natalidade por idade8. No passado, o termo tábua de fecundidade9 também foi usado neste sentido.

  • 1. É freqüente considerar como sinônimos a taxa de natalidade é a taxa de fecundidade. Esta última, no entanto, é preferida pela maioria dos demógrafos.
  • 5. Fecundidade marital ou fecundidade legítima: a fecundidade de pessoas casadas (veja 635-1).
  • 6. Fecundidade não-marital ou fecundidade ilegítima: a fecundidade de pessoas não casadas.


More...