The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Estatísticas epidemiológicas

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Estatísticas epidemiológicas  {{{CompleteIndexTerm}}}


Uma doença endêmica1 é aquela que afeta permanentemente parcela substancial da população. Por outro lado, uma epidemia2 se espalha e depois desaparece em um período curto de tempo; quando isso acontece em um grande número de países, pode ser denominada pandemia3. Algumas doenças infecciosas4 ou doenças transmissíveis4 têm atraído atenção particular, pois elas são capazes de infectar um grande número de pessoas em um período relativamente curto de tempo. Nestes casos, tratam-se de doenças epidêmicas6 e estatísticas epidemiológicas6 específicas são coletadas para mostrar sua incidência. É possível obter informações sobre estas doenças em vários países, pois a sua notificação é obrigatória por lei; portanto, podem ser denominadas doenças de notificação7. Uma distinção deve ser feita entre as doenças crônicas8 e as doenças agudas9. Estes termos não são precisamente definidos, mas geralmente as doenças agudas são aquelas que apresentam sintomas abruptos e possuem curta duração, ao passo que as doenças crônicas são aquelas que apresentam sintomas lentamente e possuem longa duração, geralmente causando invalidez ou resguardo prolongado.

  • 2. Epidemia, s.
  • 4. Infeccioso, adj. - infectar, v. - infecção, s. As expressões doença transmissível, doença contagiosa e doença infecciosa não são sinônimos. Consideram-se contagiosas apenas as enfermidades que são transmitidas de indivíduo para indivíduo: assim, a malária, doença transmissível, não é uma doença contagiosa. Por outro lado, certas doenças infecciosas não são propriamente transmissíveis.
  • 6. Epidemiologia, s.: A ciência que estuda as epidemias - epidemiologista, s.: especialista em epidemiologia - epidemiológico, adj.: que se refere à epidemiologia. Os sentidos destes termos têm se expandido e a epidemiologia hoje cobre o estudo das relações entre um fenômeno biológico ou médico e vários fatores, tal como o fumo, por exemplo, na "epidemiologia do câncer de pulmão", ou, alternativamente, a análise estatística das variações geográficas dos fenômenos de saúde.
  • 7. Usa-se, também, o termo doenças de notificação compulsória.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}