The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Esperança de vida

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Esperança de vida  {{{CompleteIndexTerm}}}


A diferença entre o número de sobreviventes (432-4) em diferentes idades dá o número de óbitos em um determinado intervalo de idades da função de mortalidade1. Tipicamente, a tábua de vida inclui a expectativa de vida3 ou esperança de vida3 na idade x ; este seria o número médio de anos que será vivido pelos sobreviventes na idade exata x, dadas as condições de mortalidade da tábua de vida. A expectativa de vida ao nascer4 é um caso particular da expectativa de vida e representa a duração média de vida4 de um indivíduo que está sujeito, desde o nascimento, à mortalidade da tábua de vida. A recíproca da expectativa de vida ao nascer é a taxa de mortalidade da tábua de vida5 ou taxa de mortalidade de uma população estacionária5.

  • 3. Integrando a função de sobrevivência (432-3) entre duas idades exatas obtém-se o número total de anos vividos pela coorte entre essas idades; a notação para o número total de anos vividos entre as idades x e x + n é dada por n L x . Essa função é frequentemente denominada população estacionária no cabeçalho das colunas da tábua de vida. Somando-a, a partir de uma idade x até o final da vida, obtém-se o número total de anos a serem vividos após atingir a idade x, para aqueles que conseguiram atingir aquela idade; a notação convencional é dada por T x .
  • 4. A notação para a expectativa de vida à idade x é ex


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}