The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Eficácia da anticoncepção

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Eficácia da anticoncepção  {{{CompleteIndexTerm}}}


Censos e pesquisas (surveys) fornecem informação sobre fecundidade quando se incluem perguntas sobre o número de nascidos vivos das mulheres ou casais enumerados, seja durante o casamento atual1, ou em todo o ciclo de vida. Com esta informação pode-se calcular o número médio de nascidos vivos por mulher2 ou parturição média2. O número de crianças por casal, às vezes, é chamado tamanho médio da família3. Também é possível calcular o número médio de nascimentos por casamento4. Atenção especial é dada aos casamentos com fecundidade completa5, são aqueles nos quais a mulher atinge o fim do período reprodutivo antes da dissolução do casamento. A parturição final6 ou parturição completa 6, i.e., o número médio de filhos por mulher além da idade de procriação, não é muito diferente da fecundidade completa (636-3). A tabulação de parturição final ou fecundidade completa segundo número de filhos permite calcular séries de razões de parturição progressiva7(634-4); estas são frações cujo denominador é o número de mulheres com n filhos e cujo numerador é o número de mulheres com n + 1 filhos. Estudos especiais fornecem abundante informação sobre formação da família8 e ciclo de vida familiar8. Informações sobre o intervalo de nascimento (612-1) e a idade ao nascimento do último filho 10 nascido vivo para mulheres de fecundidade completa são de particular interesse.

  • 2. Nos países em desenvolvimento é prática geral incluir, nos censos e pesquisas de grande porte, perguntas sobre o número e sobrevivência dos filhos nascidos vivos.



{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}