The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Subemprego

De Demopædia
(Redirecionado de Desemprego parcial)
Ir para: navegação, pesquisa
Subemprego  


Os trabalhadores1 que constituem a população economicamente ativa podem ser classificados como ocupados2 ou não ocupados3. Sob o conceito de força de trabalho (350-1 *) são consideradas as pessoas que estiveram ativamente procurando trabalho4 ou estiveram temporariamente desempregadas em um período específico, sendo estes contados como desempregados. A população ocupada5 é toda aquela população atualmente empregada em trabalhos remunerados. Entre a população economicamente ativa uma parte substancial dos trabalhadores pode ser forçada - pelas condições econômicas do país ou de um período específico – a trabalhar em condições de trabalho inadequadas, sendo, nestes casos, utilizados os termos subemprego6 ou desemprego parcial6. Os trabalhadores eventuais7 que só ocasionalmente participam de atividades econômicas são, na maioria das vezes, classificados como não sendo parte da força de trabalho sob o conceito de trabalhador remunerado (350-1 *).

  • 2. Empregado, s. e adj. - emprego, s.: situação de um indivíduo que está exercendo atividade econômica.
  • 3. Desempregado, s. e adj. - desemprego, s.
  • 6. Algumas vezes denominado subutilização da força de trabalho. Subemprego também se refere à situação em que a pessoa executa atividades abaixo do seu nível de qualificação e remuneração.


More...