The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Dados brutos

De Demopædia
(Redirecionado de Dados primários)
Ir para: navegação, pesquisa
Dados brutos  


Os dados são usualmente denominados dados brutos1 antes do seu processamento e tabulação, quando então passam a ser denominados dados básicos1 ou dados primários1. Os dados básicos normalmente consistem em uma série2 de valores3 que são agrupados na forma de tabelas4, geralmente classificadas segundo certas variáveis5, tais como idade e número de filhos, ou ainda segundo alguns atributos6 ou características6 (i.e. sexo, estado civil, etc.). Quando os dados são classificados segundo diversas variáveis ou atributos, simultaneamente, estas tabelas são denominadas tabelas cruzadas7 ou tabelas de múltipla entrada7. Um quadro resumo8 apresenta a informação com menor detalhe do que uma tabela individual9.

  • 1. Quando os dados têm os indivíduos (110-2) como unidade de abrangência, elas devem ser referenciadas como microdados. Denominamos dados agregados ou macrodados quando a unidade de análise é distinta do indíviduo, como por exemplo, um país ou uma unidade administrativa dentro de um país. Os microdados podem ser derivados de diferentes fontes de dados, como pesquisas de campo (203-5) ou uma amostra de registros vitais. Outra fonte de microdados é a amostra proveniente dos setores censitários ou das areas de ponderação do Censo Demográfico.
  • 7. Uma tabela que apresenta a distribuição de uma única variável ou atributo de uma população geralmente é denominada tabela de freqüência.


More...