The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Aglomerados

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Aglomerados  {{{CompleteIndexTerm}}}


Dentro de um território (301-2), certos termos são utilizados para descrever distintos tipos de aglomerações1 ou agregados1 de população, algumas vezes conhecidos como agregados populacionais1ou, em termos gerais, localidades1. Em áreas rurais, a menor unidade costuma ser denominada vila2, que geralmente consiste em um pequeno agrupamento de casas. Uma aglomeração um pouco maior é o povoado3 que é uma pequena comunidade com características quase sempre rurais. Uma cidade4 é uma aglomeração maior no qual normalmente há poucas pessoas envolvidas em agricultura. O ponto a partir do qual um povoado passa a ser considerado como cidade é de dificil definição e varia de acordo com cada país. O centro de decisões políticas de um território (nos termos de 305-1) é denominado capital5. Em um município, o local onde se situa o governo local é denominado prefeitura6. Cidades podem ainda ser divididas em distritos7 ou bairros7, e para fins eleitorais, em distritos eleitorais7.

  • 4. Uma cidade muito grande, muitas vezes é denominada metrópole, s.f. -Metropolitano, adj. Cidade, s.f. - urbano, adj.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}