The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Abortos através de procedimentos médicos de indução

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Abortos através de procedimentos médicos de indução  


Aborto seguido de morte intra-uterina não induzida é denominado aborto espontâneo1, perda fetal1, (ou, coloquialmente, perda1), em contraste com o aborto provocado2, ou aborto induzido 2. Um aborto terapêutico3 é aquele provocado por razões médicas. As leis de alguns países permitem abortos por razões de saúde ou outros motivos (por exemplo, de gravidez originada por estupro) e se denominam abortos legais4. Abortos induzidos contra a lei são abortos ilegais5 ou abortos criminosos5. De acordo com a técnica usada, existem abortos por curetagem6, abortos por aspiração a vácuo7, abortos por dilatação e evacuação7, histerotomias8 (o que implica em cortar cirurgicamente o útero), e abortos através de procedimentos médicos de indução9.

  • 6. Também denominados abortos por dilatação e curetagem, (abreviadamente: abortos por D&C).
  • 7. Também denominados abortos por sucção. Quando o procedimento é feito num período muito próximo a uma concepção presumida, costuma-se usar o termo regulação menstrual ou extração menstrual.
  • 9. Tais procedimentos implicam intercâmbio do líquido amniótico, como no caso do aborto por injeção salina ou uso de prostaglandinas.


More...