The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

ANTICONCEPCIONAL químico

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
ANTICONCEPCIONAL químico  


Planejamento familiar implica uma preocupação com procriação planejada1, procriação responsável1 ou paternidade responsável 1, i.e., o desejo para determinar o número e espaçamento de nascimentos em conformidade com o melhor interesse do casal ou da sociedade. O número de filhos desejado (624-5), pode diferir do número ideal2 informado pelo casal numa pesquisa. Mesmo que estas metas não sejam revisadas, elas podem ser excedidas como resultado de falhas contraceptivas3; a freqüência destas falhas depende da eficácia contraceptiva4 que tem dois aspectos. A eficácia teórica5, eficácia clínica5 ou eficácia fisiológica5 indica a segurança do método quando ele é usado estritamente seguindo as orientações do caso. A eficácia de uso6 ou eficácia prática6 mede sua confiabilidade quando usado em situações cotidianas ou habituais por uma determinada população. Raciocinando em termos de fecundabilidade residual (638-8), a eficácia de uso mede-se, normalmente, pela taxa de falha contraceptiva7 que relaciona o número de concepções não desejadas com a duração, em meses, da exposição ao risco de conceber por parte da usuária.

  • 2. Em outras palavras, o número esperado de nascimentos difere das intenções reprodutivas. Deve-se diferenciar entre tamanho desejado da família, o número de filhos que uma mulher, homem ou casal quer ter, e o tamanho ideal de família. Este último seria o número de filhos que eles consideram ser ideal para a sociedade na qual se inserem. O tamanho planejado da família pode ser menor que tamanho desejado da família.
    Nascimentos não planejados é um termo, freqüentemente, oposto ao termo nascimentos planejados.(624-5*)
  • 4. 5. Eficácia é efetividade são sinônimos nestas expressões.
  • 4. Não confundir com eficácia demográfica de um programa de planejamento familiar (veja 626-9), ou de um método em uma população.


More...