The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Taxa

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Taxa  


Uma das primeiras etapas da análise (132-1) consiste em relacionar os totais populacionais ou o número de eventos a outros totais ou valores. Os índices resultantes recebem diversas denominações. O indicador mais comum é a razão1, que é o quociente obtido de um número dividido por outro. A proporção2 é uma razão que indica a relação de magnitude de uma parte pelo todo. A porcentagem3 é a proporção expressa por 100. A taxa4 é um tipo especial de razão utilizada para indicar a freqüência relativa5 de ocorrência de um evento específico dentro de uma população ou sub-população em um intervalo específico de tempo, normalmente em um ano. Embora sua utilização seja recomendada, o termo tem adquirido um sentido mais amplo e tem sido empregado incorretamente como sinônimo de razão (por exemplo, taxa de participação na força de trabalho, que na verdade é uma proporção).

  • 2. Proporção, s.f. - proporcional, adj.
  • 4. As taxas são normalmente divididas por mil, sendo muitas vezes subentendidas quando aplicadas às taxas mais utilizadas. Entretanto, algumas taxas são expressas por dez mil, por cem mil, por um milhão, como por exemplo as taxas de mortalidade por causas (421-10). Em outras ocasiões, as taxas podem ser expressas por uma unidade ou pessoa, ou por 100. Algumas vezes, a palavra "taxa" é omitida na utilização corrente, podendo ser encontrada a expressão "uma mortalidade de dez por mil", mas essa utilização não é recomendada.


More...