The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Senilidade

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Senilidade  {{{CompleteIndexTerm}}}


Os demógrafos dedicam particular atenção a certos aspectos da mortalidade: a mortalidade endógena1 que resulta da constituição genética do indivíduo, más formações congênitas2, danos relacionados ao parto ou doenças degenerativas associadas ao envelhecimento; mortalidade exógena3, pelo contrário, resulta de causas externas, tais como as doenças infecciosas e parasitárias e os acidentes, quando estes não ocorrem em crianças no momento do parto. Também há especial interesse em doenças relacionadas à gravidez, parto e puerpério4. A mortalidade relacionada a estas últimas, é denominada mortalidade materna5 e uma taxa de mortalidade materna6 pode ser calculada com base na razão entre os óbitos maternos em um ano e os nascimentos do mesmo ano. A proporção de óbitos por senilidade7 se mostra como um indicador de interesse por se tratar de causas de morte não especificadas corretamente.

  • 1. e 3. A mortalidade infantil (410-1) também pode ser decomposta em mortalidade infantil endógena e mortalidade infantil exógena.
  • 4. O puerpério é o período de resguardo posterior ao parto e a mortalidade das mães neste período é denominada mortalidade no puerpério.
  • 7. Senilidade s. - senil, adj.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}