The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Relações de sobrevivência

De Demopædia
Revisão em 20h22min de 8 de janeiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Translation due to Ricardo Ojima and Laura Wong)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Relações de sobrevivência  


Quando não é possível determinar a migração diretamente, estimativas indiretas do saldo migratório podem ser obtidas pelo método residual1 ou método de resíduos1, no qual a mudança na população entre duas datas é comparada com a mudança devida ao crescimento natural; a diferença entre os dois volumes é atribuído à migração. O método das estatísticas vitais2 ou método do crescimento natural2 consiste em computar a diferença entre a mudança na população total, como obtida dos dois censos, e o crescimento natural (701-7) durante o intervalo intercensitário. O método das relações de sobrevivência3 é comumente utilizado para estimar a migração líquida por idade; ele não requer dados de estatísticas de óbitos. As razões de sobrevivência podem ser derivadas tanto de tábuas de vida quanto da comparação entre censos sucessivos; elas são aplicadas a uma sub-população em um censo para se obter os números esperados por idade na data do outro censo. A comparação entre as populações observada e esperada pode ser utilizada para estimar o saldo migratório por idade para a sub-população. Quando as estatísticas de local de nascimento4 por idade e residência atual são disponíveis em dois censos consecutivos, é possível fazer estimativas indiretas da migração corrente.

  • 2. A equação que mostra que a diferença entre a mudança na população total e o aumento na população natural é igual à migração tem algumas vezes recebido a denominação equação compensatória. Para utilizá-la para estimar a migração líquida, deve-se assumir que as omissões (230-3) e as múltiplas contagens (230-5) são iguais para ambos os censos.
  • 3. Os principais variantes deste procedimento são denominados método das razões de sobrevivência da tábua de vida e método das relações intercensitárias de sobrevivência. No método das razões de sobrevivência prospectiva, a população no início de um período intercensitário serve para estimar a população esperada no final do período, e o procedimento é o contrário no método das razões de sobrevivência retrospectiva; o método da média das razões de sobrevivência combina as duas alternativas anteriores.


More...