The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Proporção de imigrantes

De Demopædia
Revisão em 09h01min de 5 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Translation due to Ricardo Ojima and Laura Wong)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Proporção de imigrantes  


Proporções de migrantes1 podem ser obtidas relacionando o número de migrantes durante um período à população para a qual ou da qual eles migraram. Quando a proporção de emigrantes2 é obtida pela divisão do número que se declarou ter se deslocado para fora da área pela população residindo na área no início do período e sobrevivente no final, este índice mede a probabilidade de deslocamento da população exposta ao risco, e entre outras utilizações, pode ser utilizado na preparação de projeções populacionais onde a migração é estimada separadamente. Mas, na prática, outras populações são freqüentemente utilizadas como denominadores para cálculo das proporções de migrantes. Similarmente, a proporção de imigrantes3 é algumas vezes obtida dividindo-se o número de imigrantes em uma área durante um período, pela população da área no final do período; mas o denominador também poderia ser a população no início do período, ou a média entre a população no início e no final do período. A proporção de imigrantes absolutos4 pode ser derivada da informação sobre o local de nascimento, dividindo-se o número de pessoas nascidas fora da área pela população residente na área. A proporção de emigrantes absolutos5 pode ser obtida dividindo-se o número de pessoas residentes em um país fora da sua área de origem pelo total de pessoas nascidas naquela área ou pelo total da população nativa que ainda vive na área. Quando algumas características dos migrantes, tais como idade (322-1), ocupação (352-2) ou nível de educação (342-1) são conhecidas, os índices de migração diferenciais6 são utilizados para comparar os migrantes com o restante da população de destino. O índice é igual a 1 menos a razão entre a proporção de migrantes na população com as características estudadas e a proporção de migrantes no conjunto da população. O índice de migração diferencial é igual a zero quando a população com as dadas características tem o mesmo comportamento migratório do restante da população. O termo migração seletiva7 indica que a comparação é entre os imigrantes e a população da qual eles foram extraídos, na área de origem.
More...