The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Intervalo semi-interquartílico

De Demopædia
Revisão em 07h46min de 5 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Translation due to Ricardo Ojima and Laura Wong)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Intervalo semi-interquartílico  


A dispersão1, variação1 ou variabilidade1de um conjunto de observações depende das diferenças2 ou dos desvios2 entre seus elementos. São mencionadas aqui apenas algumas das principais medidas de dispersão 3. A amplitude4 é a diferença entre o maior e o menor valor em um conjunto de elementos. O intervalo interquartílico5 é a diferença entre o primeiro e o terceiro quartil (142-2) e contém metade das observações do conjunto. O intervalo semi-interquartílico6, também denominado desvio quartílico6, é a metade do intervalo interquartílico e é freqüentemente utilizado como uma medida de dispersão. O desvio médio7é a média aritmética (140-2) dos valores absolutos dos desvios entre cada valor em relação à média. A variância8 é a média aritmética dos quadrados dos desvios. O desvio padrão9 é a raiz quadrada da variância.

  • 9. A notação mais comum utilizada para o desvio padrão é o σ


More...