The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Indicador

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Indicador  


A utilização dos dados básicos costuma envolver duas etapas. A análise1, que busca isolar os componentes dos casos observados, tais como tamanho, estrutura, fatores externos, ou o fenômeno que está sendo investigado; e a síntese2, que é o processo de desagregar os componentes em análise de distintas formas. Cada fase envolve o cálculo3 ou cômputo3 de indicadores4 dos mais diversos (cf. 133-0). Ao contrário dos dados básicos, estes indicadores podem ser denominados resultados6. Em um sentido mais restrito, um indicador7 ou índice7 é uma razão que ilustra um valor em termos relativo a uma dada base8, sendo normalmente expresso em percentagem. Algumas vezes as taxas de mortalidade infantil são utilizadas como indicadores da situação de saúde da população.

  • 1. Análise, s.f. - analítico, adj. - analisar, v.
  • 2. Cálculo, s.m. - calcular, v. - calculadora, s.f.: equipamento com recursos de armazenagem de dados mínimos ou modestos para facilitar operações aritméticas e estatísticas de pequena complexidade. Computar, v. - computação, s.f.. - computador, s.m..: equipamento de transmissão, armazenagem e cálculo de grandes bancos de dados; permite o cálculo aritmético e estatístico, assim como o processamento lógico de dados.


More...