The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Extrapoção

De Demopædia
Revisão em 07h48min de 5 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Translation due to Ricardo Ojima and Laura Wong)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Extrapoção  


É desejável que se substitua os números de uma série de modo a atingir uma seqüência mais regular de valores. Este procedimento é conhecido como suavização1 e geralmente consiste em traçar uma curva que seja mais regular pelos pontos de uma série de dados primários, por exemplo a distribuição de pessoas segundo a idade declarada. Quando essa curva é traçada de modo visual ou à mão-livre, o procedimento é denominado suavização gráfica2. Quando são utilizados métodos matemáticos, é denominado ajuste de curva3. Os dados podem ser ajustados matematicamente a uma curva segundo o método dos mínimos quadrados4, que minimiza a soma dos quadrados das diferenças entre a série primitiva e a regularizada. Outros métodos podem utilizar médias móveis 5 ou o cálculo das diferenças finitas6. Alguns destes procedimentos podem ser utilizados para a interpolação7, ou seja, para estimar os valores de uma série de pontos em um dado intervalo conhecido, ou para a extrapoção8, que é a estimativa de valores que se encontram fora dos pontos conhecidos do intervalo.

  • 1. Suavização, s.f. - suavizar, v. - suavizado, adj.
  • 7. Interpolação, s.f. - interpolar, v. - interpolado, adj.
  • 8. Extrapolação, s.f. - extrapolar, v. - extrapolado, adj.


More...