The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Equipamentos de tabulação

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Equipamentos de tabulação  


O processamento mecânico (220-4), em si, não envolve a utilização de equipamentos eletrônicos1 que vieram para substituir os antigos equipamentos de tabulação2, sendo muito mais versáteis. Na maioria das vezes as informações são primeiramente codificadas (221-1*) e então transcritas em cartões perfurados3 por meio da utilização de perfuradoras4. Um verificador de cartões5 é um aparelho utilizado para conferir a precisão da perfuração. Estes dois tipos de equipamentos de gravação de dados se mantêm em uso, de modo que os cartões perfurados são uma das mais freqüentes formas de entrada de dados no computador. A utilização de outros tipos de equipamentos de gravação de dados, tais como o ordenador de cartões6 e o tabulador7 têm perdido sua utilidade. Cada vez mais, a entrada de dados é feita por meio de fitas magnéticas (cf. 226-4) ou discos (cf. 226-5), sem a necessidade de ordenação de cartões perfurados.

  • 8. Nota do tradutor: este tópico se encontra claramente desatualizado em termos dos avanços tecnológicos que ocorreram, sobretudo, nos anos 1980 e 1990.


More...