The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Duração média por caso

De Demopædia
Revisão em 02h00min de 29 de outubro de 2007 por NBBot (Discussão | contribs) (Hulda Maria Gomes, edição 1969 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística & Centro Brasileiro de Estudos Demográfico)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Duração média por caso  {{{CompleteIndexTerm}}}


Três aspectos da morbidade (420-1) são usualmente medidos por meio das taxas de morbidade1 ou proporções de morbidade1: freqüência, duração e severidade. Estes indicadores podem ser calculados para doenças específicas ou para todas as doenças. Dois indicadores de freqüência de morbidade são as taxas de incidência2 – o número de novos casos de uma doença em um período, dividido pela população média – e a taxa de prevalência3, que é o número de casos existentes em um dado momento do tempo expresso por unidade da população média. Ainda pode-se utilizar como medida da duração de doença a duração média por caso4 ou a taxa de invalidez5, que é o número médio de dias de doença5, por pessoa, na população. A taxa de letalidade6, que é a proporção de casos fatais entre os casos registrados de doenças específicas, pode ser utilizado como medida de severidade.

  • 6. Costuma-se dizer que mede a fatalidade de uma doença.


{{Lang_more_-{{{Lang}}}}}