The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Demografia descritiva

De Demopædia
Revisão em 07h35min de 5 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Translation due to Ricardo Ojima and Laura Wong)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Demografia descritiva  


Certas sub-disciplinas na demografia recebem denominações que refletem seus objetivos ou sua metodologia. A demografia histórica1 trata das populações do passado quando, para estas, existem registros disponíveis. Na ausência destas fontes, o estudo de populações antepassadas assume a denominação paleo-demografia2. Na demografia descritiva3, o volume, a distribuição geográfica, a estrutura e as mudanças nas características gerais das populações humanas são descritos por meio da estatística de população4 ou estatística demográfica4. Por outro lado, a demografia pura5, também chamada demografia teórica5, se atem à inter-relação quantitativa dos fenômenos demográficos, sem considerar a sua associação com os fenômenos sociais, econômicos e outros, nem a descrição primária e a especulação geral. Já a demografia matemática6 é assim denominada, na prática, devido ao conjunto de métodos matemáticos que utiliza. Uma parte das pesquisas que aplicam as ferramentas da análise demográfica (103-1) a uma população é normalmente denominada estudo demográfico7 . Todas as disciplinas mencionadas anteriomente colocam grande ênfase nos aspectos numéricos dos fenômenos e muitas vezes são classificadas como demografia formal9, pois elas se aplicam aos aspectos de tamanho e estrutura da população. Em contraste, o termo mais amplo estudos de população10 ainda inclui a análise das relações entre eventos demográficos e fenômenos sociais e econômicos, entre outros.
More...