The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Índice de preferência migratória

De Demopædia
Revisão em 09h02min de 5 de fevereiro de 2010 por NBBot (Discussão | contribs) (Translation due to Ricardo Ojima and Laura Wong)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Índice de preferência migratória  


No estudo de migrantes entre duas áreas durante um determinado período, a medida comumente utilizada é o índice de intensidade migratória1 de A para B, que é obtido dividindo-se o número de migrantes da área A para a área B pelo produto do número de habitantes na área B no final do período pelo número de habitantes de A no início do período e sobreviventes até o final do período. Este índice, dividido pela razão entre o total de migrantes e o quadrado da população total do país, resulta no índice de preferência migratória2 ou índice de intensidade relativa2. Quando o numerador é restrito à corrente migratória líquida, a medida resultante é denominada índice de intensidade migratória3. O índice de efetividade da corrente migratória líquida4 é medido pela relação entre o valor absoluto da corrente migratória líquida e a corrente migratória total (805-10).

  • 1. Este índice pode ser interpretado como a probabilidade de dois indivíduos sobreviventes ao final do período e selecionados aleatoriamente, um deles residindo na área A no início do período e o outro entre aqueles residindo na área B no final do período, sejam idênticos. A disponibilidade de dados pode impor a utilização de vários outros denominadores.


More...