The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Troca populacional

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Troca populacional  


Migração voluntária (806-1) contrasta com migração forçada1, na qual os indivíduos são compelidos, pelas autoridades públicas, a se deslocarem. Repatriação2 se aplica ao retorno forçado de indivíduos ao seu país de origem. Outro exemplo de migração forçada é a expulsão3 de indivíduos ou grupos de pessoas de seus próprios domicílios. O termo evacuação4 é geralmente reservado para o movimento de toda a população para salvaguardar-se de alguma catástrofe, tais como terremotos, enchentes e operações de guerra. Um refugiado5 usualmente migrou por sua própria vontade ou escolha, embora ele tenha sofrido forte pressão para migrar porque sua permanência no seu país de origem pode tê-lo exposto ao perigo de perseguição. Uma pessoa deslocada6 é aquela que foi transferida do seu local de origem, pelas autoridades públicas, de maneira involuntária. Esse deslocamento pode ter ocorrido como resultado de um deslocamento populacional7 ou transferência populacional7 ou troca populacional7 em larga escala.

  • 2. Repatriação, n. — repatriar, v.
  • 3. Expulsão, n. — expulsar, v. — expulso, n., aquele que foi expulso. O termo deportação é utilizado para expulsão de um indivíduo de seu país de residência porque a continuidade de sua presença é considerada indesejável pelas autoridades. Deportação, n. — deportar, v. — deportado, n.
  • 4. Evacuação, n. — evacuar, v. — evacuado, n., uma pessoa que foi evacuada.


More...