The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Teoria Malthusiana de população

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Teoria Malthusiana de população  


O termo pressão populacional1 está ligado aos conceitos relacionados ao tamanho da população e recursos (901-1) disponíveis. Isto significa que a população da área é próxima ou distante do volume máximo consistente com os recursos disponíveis. De acordo com a teoria Malthusiana de população2, assim denominada em homenagem ao seu criador, Thomas Malthus, haverá, inevitavelmente, pressão da população sobre os meios de subsistência3. Qualquer modificação no volume de meios de subsistência disponíveis poderá gerar crescimento populacional (701-1) até que a população de equilíbrio seja de novo atingida, quando o nível de vida tiver alcançado o nível de subsistência5, isto é, um nível adequado o suficiente para garantir a sobrevivência. O equilíbrio seria mantido pela eliminação da população excedente, tanto por meio de xeques positivos6 ou freios positivos6, algumas vezes conhecidos como xeques Malthusianos6 ou freios Malthusianos6 (fome, epidemia e guerra), ou por intermédio de xeque preventivo7 ou freio preventivo6 de restrição moral8, consistindo de adiamento do casamento9, combinado com abstinência de relações sexuais antes do casamento.

  • 6 e 7. Os termos xeque positivo ou freio positivo e xeque preventivo ou freio preventivo, em inglês, são geralmente utilizados apenas com referência às doutrinas de Malthus.


More...