The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Taxa de crescimento

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Taxa de crescimento  


A proporção do crescimento total com relação à população, num dado período, é denominada taxa de crescimento1. Freqüentemente, esta taxa é calculada utilizando como denominador a população no início do período, ao invés da população média. Quando se estuda o aumento da população durante um período de vários anos, calcula-se a taxa média anual de crescimento2. Alternativamente, pode-se dividir o crescimento total pelo número de anos e estabelecer-se a relação do incremento médio para a população média do período. No cálculo da taxa de crescimento, pode-se supor que a população aumenta segundo uma lei exponencial de crescimento em função do tempo t; trata-se de uma taxa de crescimento exponencial3 e neste caso, tal população é denominada população exponencial4. Pode-se calcular, também, o crescimento geométrico5 quando o tempo é considerado como uma variável discreta. A taxa instantânea de crescimento5 é o limite da taxa anual média de crescimento quando o intervalo em t tende a zero. A proporção do crescimento natural (701-7) em relação à população média, num determinado período, constitui a taxa bruta de crescimento natural6que é igual à relação entre as taxas de natalidade e mortalidade, denominada índice vital7. Este índice é muito pouco utilizado.

  • 4. Neste caso, a população é chamada, ocasionalmente, uma população malthusiana, este termo, no entanto, é ambíguo devido a suas conotações sociológicas (veja 906-1).


More...