The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Taxa bruta de nupcialidade

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Taxa bruta de nupcialidade  


A freqüência relativa de casamentos é medida pelas taxas de casamento1 ou taxas de nupcialidade1, entre elas a taxa bruta de nupcialidade2, que indica a razão entre o número total de casamentos e a população total em um dado período. A nupcialidade masculina3 e a nupcialidade feminina4 são frequentemente distintas e podem ser estudadas separadamente. Os termos nupcialidade masculina3 e nupcialidade feminina4 são utilizados para as freqüências de matrimônios de diferentes sexos. Uma taxa de nupcialidade específica por sexo5 pode ser calculada tendo a população de cada sexo, separadamente, como denominador. É comum distinguir as taxas de primeiro casamento6, que são relativos ao número de solteiros ou solteiras (515-3 e 4) que estão se casando pelo número total de solteiros e solteiras, respectivamente, e a taxa de recasamento7, dada pela razão entre o número de recasamentos e o número total de viúvos e divorciados. Taxas similares podem ser calculadas por idade ou grupos de idade do marido ou esposa sempre que os casamentos são classificados pela idade ao casar8 de cada cônjuge; tais taxas são denominadas taxas de nupcialidade específicas por idade9. A tabulação dos cônjuges por idade ao casar permite o cálculo da idade média ao casar10 para um dado período. As diferenças de idade dos cônjuges11 podem ser analisadas com base em uma classificação das idades combinadas12 dos cônjuges.

  • 2. Algumas vezes a taxa bruta de nupcialidade é obtida pela relação entre o número de recém-casados e a população total.
  • 9. Os termos freqüência de casamentos e freqüência de primeiros casamentos muitas vezes têm sido utilizados para designar a razão entre o número de casamentos ou primeiros casamentos em uma determinada idade e o número total de pessoas naquela idade, independentemente de seu estado conjugal. Freqüência acumulada de casamentos e freqüência acumulada de primeiros casamentos são utilizados em estudos por coorte.


More...