The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Projeções a curto prazo

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Projeções a curto prazo  


Projeções de população1 são estimativas que mostram o desenvolvimento futuro de uma população sob certos pressupostos com relação ao futuro da fecundidade, mortalidade e migração. São, geralmente, cálculos formais que mostram os efeitos das hipóteses ou cenários de projeção2 elaborados. Uma previsão de população3 é uma projeção na qual se considera que os pressupostos implícitos nos cenários fornecem um quadro realista ou provável do comportamento futuro dos fenômenos demográficos. A margem de erro a que estão sujeitas as previsões demográficas3 pode crescer consideravelmente em proporção ao prazo; por esta razão, via-de-regra, calculam-se projeções a curto prazo4. O período coberto pelas projeções ou previsões denomina-se prazo4 ou alcance cronológico. O método freqüentemente mais usado de projeção é o método das componentes5 ou método de coorte-componente5 que, partindo de uma distribuição por idade e sexo de uma população base6 ou população inicial6 calcula a população futura de cada geração ou grupo de gerações aplicando, em forma separada, os pressupostos sobre fecundidade, mortalidade e migração. Quando se usa o cálculo matricial o procedimento é chamado método matricial de projeção7.

  • 1. Da mesma forma, podem ser elaboradas retro-projeções ou projeções retrospectivas (ou projeções do passado) utilizando metodologia semelhante para localizar a evolução passada da população. Projeções também podem ser feitas considerando características educacionais, econômicas e sociais.
  • 2. Praticamente não existe diferença entre projeção demográfica e previsão demográfica.


More...