The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Processamento empilhado

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Processamento empilhado  


Um usuário (225-5) pode processar seu próprio problema desenvolvendo um programa (225-8), em geral por meio de linguagens de programação1 tais como Fortran, Cobol, Basic ou Algol, ou uma linguagem específica designada para o processamento de programas (226-9) armazenados na memória central (226-2) de um computador como, por exemplo, o sistema de gerenciamento de base de dados 2 utilizado para criar e manter um banco de dados2, um programa de processamento de survey 3 ou um pacote estatístico4. Os aparelhos utilizados para entrar e receber informações de um computador podem diferir de acordo com o modo de processamento. No processamento empilhado7 as unidades de entrada e saída são o leitor de cartões5 e a impressora matricial6. Um console8 é a unidade de entrada e saída para o processamento pelo modo compartilhado9. Em todo caso, as unidades de entrada podem estar fisicamente separadas do computador e o processamento, sob estas condições, é realizado por um terminal remoto10.

  • 1. Adicionalmente às linguagens de programação como as definidas acima podemos ter outras linguagens para manipulação do sistema operacional. Estas são normalmente denominadas linguagem JCL.


More...