The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Período de gestação

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Período de gestação  


Diz-se que um feto é não-viável2 durante a primeira fase da gravidez. O feto é viável1 quando se torna capaz de sobreviver independentemente fora do corpo da mãe; a viabilidade acontece, geralmente, quando o período de gestação3 ou duração da gravidez3 excede 28 semanas. Se a expulsão do feto (vivo ou morto) ocorre após este período configura-se o parto4; a expulsão, antes deste período, associada a uma morte fetal é chamada aborto5 (cf. § 604). O período de cerca de seis semanas depois do parto -durante o qual o útero recupera, normalmente, seu tamanho normal e a probabilidade de concepção é baixa- é denominado puerpério6.

  • 1. Viável, adj. - viabilidade, n.
  • 2. 3. O período mínimo que determina a viabilidade varia entre 20 e 28 semanas, mas a Organização Mundial da Saúde estabelece como padrão um período de 28 semanas. A duração da gravidez é medida, geralmente desde o início da última menstruação. Esta é a medida da duração convencional de gravidez, em contraposição à verdadeira duração da gravidez, que se mede desde o momento da concepção.
  • 4. O processo de expulsão do feto, propriamente, é conhecido como dar à luz ou parir que é a culminação do trabalho de parto. Adicionalmente, o trabalho de parto inclui expulsão ou extração da placenta ou resíduos placentários.
  • 5. Aborto, n. - abortar, v.t. ou v.i. - abortivo, adj. usado como n.: capaz de induzir aborto. - aborteiro, n.: pessoa que executa abortos. No idioma cotidiano, o termo aborto freqüentemente leva o significado de aborto induzido (604-2), em contraposição a aborto espontâneo (604-1).
  • 6. Puerpério, n. - puerperal, adj. (cf. 424-4).


More...