The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Migrou para dentro

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Migrou para dentro  


Quando a migração é observada ao longo do tempo, é conveniente comparar o local de residência em uma data fixa no passado1 ou o local de residência anterior2 com o local de residência atual3. Um indivíduo cuja unidade administrativa de residência difere no início e no fim de um determinado intervalo de tempo é definido como um migrante4. Migrantes podem ser classificados como emigrantes5, com relação ao seu local de origem, e como imigrantes6, no que diz respeito ao seu local de residência atual. Quando um censo ou pesquisa inclui uma questão sobre o local de residência anterior2, a informação gerada é concernente, de fato, à última etapa migratória7 ou última mudança de residência7, independentemente da data. Um migrante é um indivíduo que teve pelo menos uma residência anterior em uma unidade administrativa diferente daquela de sua residência atual; pode-se considerar que este indivíduo migrou para dentro8 do local de sua residência atual e migrou para fora9 do local de sua residência anterior. Um migrante absoluto11 é uma pessoa cujo local de nascimento10 é uma unidade administrativa diferente daquela de sua residência atual.

  • 4. Estritamente falando, de acordo com este conceito, um migrante deve ter nascido antes do início do intervalo definido de migração e deve ter sobrevivido até o final. Esta definição é algumas vezes estendida para incluir crianças nascidas durante o intervalo e que são alocadas no local de residência de suas mães no início do intervalo. O número de migrantes registrados não é necessariamente igual ao número de deslocamentos que ocorreram durante o intervalo para estes indivíduos, uma vez que qualquer pessoa pode ter se deslocado várias vezes no intervalo, ou ainda ter retornado ao seu local de residência anterior na data de referência do censo ou pesquisa.
  • 10. Usualmente, o local de nascimento é definido como o local de residência habitual da mãe no momento do parto, embora a tradição ou a localização de facilidades médicas possam resultar na ocorrência do parto em outro local.


More...