The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Mecânico

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Mecânico  


O procedimento para se obter dados estatísticos com base em documentos não instituídos com este propósito é denominado extração1. Em geral, independentemente da fonte, as informações estatísticas estão sujeitas a um processamento2 que pode ser manual3, mecânico4, electrônico5 ou uma combinação destes modos. O processamento manual não envolve equipamento mais complexo do que uma calculadora de mesa6. O processamento mecânico utiliza máquinas de tabulação (224-2) ou mecanismos de cartões perfurados (224-3); o processamento eletrônico se utiliza de computadores (132-2*). Independentemente do modo de processamento, alguns tipos de operação7 devem ser conduzidos, incluindo a edição8 dos dados, tabulação (130-6*) e o cálculo (132-2) e preparação tabular9. Tais operações podem se tornar mais ou menos complexas dependendo do modo de processamento selecionado.

  • 1. Extração, s.f. - extrair, v.
  • 2. Processamento , s.m. - processar, v. Os termos processo de informações e processamento de dados são utilizados freqüentemente.
  • 8. Edição, s.f. - editar, v. Em inglês, o termo se aplica à operação executada tanto no documento básico como nas máquinas – leitura de dados, para corrigir inconsistências ou eliminar omissões. Em francês, editar se refere ao estágio de preparação tabular.


More...