The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Infertilidade

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Infertilidade  


O potencial de produzir um nascido vivo, por parte de um homem, uma mulher ou um casal é denominado fertilidade1 ou, menos freqüentemente, prolificidade1. A ausência deste potencial é denominada infertilidade2 ou esterilidade2; incapacidade para conceber3 é a principal causa -mas não a única- da esterilidade. Usado isoladamente, o termo esterilidade normalmente conota irreversibilidade, no entanto, ocasionalmente, esterilidade temporária4 é diferenciada da esterilidade permanente5. Para mulheres existe a distinção entre esterilidade primária6 quando a mulher não pode, definitivamente, ter filhos, e esterilidade secundária7 quando esta surge depois de ter tido um ou mais filhos. Embora as convenções salientadas acima sejam, em geral, adotadas pelos demógrafos, para os profissionais médicos os termos fertilidade e fecundidade são praticamente equivalentes. Cumpre observar que, em inglês, as palavras fertilidade e fecundidade têm sentido diametralmente oposto àquele dado nas línguas portuguesa, francesa e espanhola. Assim, o francês: ''fécondité'', espanhol: ''fecundidad'' e português: ''fecundidade''8 correspondem ao termo fertility em Inglês. Os termos fertilite, fertilidad e fertilidade correspondem ao termo fecondity em inglês.

  • 1. Fertilidade, n. - fértil, adj. Um significado alternativo do termo denota a capacidade para conceber, em oposição a produzir um nascido vivo. Os termos subfertilidade e subfértil significam que a capacidade para produzir um nascido vivo está debaixo do normal, ou que a probabilidade de concepção é baixa.
  • 2. Esterilidade, n. - estéril, adj. Infertilidade , n. - infértil, adj.



More...