The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Família

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Família  


A definição de família1 (cf. 112-1) como unidade de estudo em demografia, pode considerar parte ou todo o domicílio (110-3), mas a definição pode variar de acordo com os objetivos da pesquisa. A família estatística1 ou família censitária1 geralmente considera todos os membros de um domicílio com algum laço de parentesco consangüíneo, adotivo ou de matrimônio. Um domicílio pode ou não conter uma família. Uma família censitária não deve considerar pessoas de mais de um domicílio, embora um domicílio possa conter mais de uma família. Em alguns países a definição de família censitária se aproxima da família biológica (113-1); em outros, a definição está baseada na família nuclear2 considerando-se um casal sem filhos, um casal com um ou mais filhos não-casados ou apenas um dos pais com um ou mais filhos não-casados.

  • 1. Nos Estados Unidos uma sub-família é um casal com ou sem filhos, ou um dos pais com um ou mais filhos não-casados menores de 18 anos de idade vivendo no mesmo domicílio e com laços de parentesco, mas sem se considerar o chefe ou pessoa de referência do domicílio ou seu cônjuge. Na Grã Bretanha, a unidade familiar primária consiste dos pais e seus filhos, irmãos dos pais e seus ancestrais. Uma família monoparental é aquela na qual um dos país não é presente, por morte, divórcio ou abandono. No Brasil, considera-se como família, para fins estatísticos, o conjunto de pessoas ligadas entre si por laços de parentesco ou dependência doméstica que vivem no mesmo domicílio, ou pessoa que vive só em um domicílio, bem como todo o conjunto de no máximo 5 pessoas vivendo em domicílio particular, sem estarem ligadas por laços de parentesco ou dependência doméstica.


More...