The Demopædia Encyclopedia on Population is under heavy modernization and maintenance. Outputs could look bizarre, sorry for the temporary inconvenience

Dicionário Demográfico Multilíngüe (Português - projeto da tradução da segunda edição)

Corrente dominante

De Demopædia
Ir para: navegação, pesquisa
Corrente dominante  


A população de um país soberano pode se envolver em uma migração interna1 quando tanto o local de origem (801-4) quanto o local de destino (801-5) pertencem ao próprio país, ou em migração internacional2, quando a fronteira nacional é ultrapassada. O termo migração externa2 é algumas vezes utilizado neste último caso. A migração internacional é denominada imigração4 ou emigração5 se o país em questão é o país de destino ou o país de origem. Quando o país está dividido em sub-áreas, movimentos no interior das fronteiras de cada sub-área são deslocamentos locais6 e constituem mobilidade residencial7 ou emigração8, dependendo se a sub-área considerada é o local de destino ou o local de origem dos migrantes. Uma corrente migratória9 se dá quando um grupo de migrantes tem uma origem e destino comuns. O contingente maior de pessoas entre essas duas sub-áreas é denominado corrente dominante10 e o contingente menor é a contra-corrente11.

  • 1. As definições de migração neste parágrafo podem ser estendidas aos migrantes envolvidos. A distinção entre migração interna e internacional não é sempre precisa quando territórios dentro de um mesmo país são relativamente autônomos.
  • 2. O simples intercâmbio entre fronteiras nacionais recebe a denominação tráfego de fronteira e não deve ser confundido com migração internacional.
  • 4. Imigração, n. — imigrar, v. — imigrante, n. e adj.
  • 5. Emigração, n. — emigrar, v. — emigrante, n. e adj.


More...